quarta-feira, julho 26, 2006


O que é nacional é bom.

Editaram, recentemente, o seu disco de estreia – homónimo – e, apesar de estarem a passar um pouco ao lado de tudo e de todos, tal facto é inteiramente injustificável.
Desde Up On the Walls dos Vicious Five em 2005, que não se ouvia nada tão bom feito por portugueses; e, a este ritmo, parece que o Indie Rock nacional corre o sério risco de descolar e se tornar uma realidade tangível. Não fosse por uma faixa candidamente chamada de “2 dias” e seria realmente difícil perceber, a todos os níveis, que a banda partilha connosco a nacionalidade…
You Should Go Ahead é um disco construído sob o jugo de vários senhores: a pista de dança, a raiva latente e o “sinto-me com vontade de partilhar”. Neste sentido, é um álbum que transpira bipolaridade (senão tripolaridade) e nervosismo, bem à maneira de algumas bandas de Rock Progressivo. Por outro lado, tem uma faceta algo inconsistente temática e musicalmente; canções que vagueiam num espaço que a raiva deixou vazio, como despojos.
Ainda assim, e apesar de Alien Discotheque estar ao nível da capacidade cativante de qualquer um dos hits das bandas trendy, o percurso deste grupo neste trabalho não é, de forma nenhuma, tão linear quanto isso. Tentar entendê-los como uma tentativa de importação dos moldes estrangeiros para formas mais toscas excluiria irreversivelmente as faixas mais brilhantes do disco; faixas que distilam instintos dúbios e negros, expelidos de forma violenta, barulhenta, gravitando à volta da obsessão como Norte criativo.
Recorde-se que os You Should Go Ahead vão estar, amanhã, no Maxime em Lisboa para um concerto que deverá começar às 00.00.
Mais uma produção Chiado Records ! 7/10
Samples MP3:

4 comentários:

Anónimo disse...

É um optimo album merece sem sombra de duvida a qualificação 7 ou +, capaz de cativar os mais cépticos, Gostei bastante do k ouvi, e parece que sim, pelo andar da carruagem o rock português não esta perdido e bandas como os vicious 5, e os YSGA, levantam a fasquia do "que é nacional é bom" e talvez em pequenas doses, de momento gosto bastante de todas as musicas do álbum em especial a portuguesa "2dias" não destoa de forma nenhuma. Uma produção assim tão boa só podia ser "Chiado Records". XD

Sílvia S. disse...

Eventualmente ;)

Sílvia S. disse...

3 vivas para o Little David Boy! ;)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.