quinta-feira, agosto 03, 2006

Rock Kills Kid


Rock Infanticida? Naaaaaaa...

Are You Nervous? é o primeiro álbum da banda de indie-rock americana Rock Kills Kid. No seguimento da Neo-New Wave, a sonoridade da banda é um misto de Killing Joke, Duran Duran ou The Police, mas tem como parentes mais próximos os The Killers. Depois é vê-los perderem-se pelas vielas do facilitismo em deslizes que lhes custam a credibilidade que quase conquistam. A banda peca por resvalar, não raras vezes, para campos poucos recomendáveis como seja The All American Rejects ou Jimmy Eat World, arruinando os esforços autênticos par dar vida à nouvelle vague, com o beat usual à mistura, o sintetizador a debitar umas notazinhas avulsas em jeito de alegrete, levando-nos de volta à década das peças de roupa mal combinadas, os cabelos armados com laca, os olhos borrados (sim, borrados) de negro e um som encantadoramente piroso. Sem ironias.
Paralyzed, Midnight e I Need You são a tripla brilharete do disco, as mais pirosas e aquelas em que mais se aproximam dos seus objectivos. Precisamente por esse motivo são faixas capazes de reunir gerações. Em Don’t Want to Stay conseguem o impensável: evocar Soft Cell e o seu Tainted Love, quer pela batida que, muito mimeticamente, se assemelha a chicotadas.
Mas a faixa em que provavelmente se parecem mais consigo mesmos, por não se parecerem (tanto) com alguma banda defunta e finalmente afirmando a (pouca) individualidade de que são capazes é em Back to Life, a balada. Sem grandes promessas, Are You Nervous não vai ficar para a história enquanto disco de estreia. Não cumpre a promessa infanticida nem parece que tal vá acontecer: não tem energia “cinética” suficiente para isso. Cumpre, meramente, um propósito de entretenimento tipicamente americano, afinal de contas, foi por terras de Tio Sam que se inventou a linha de montagem…

5.5/10

Sem comentários: