Já no rescaldo da cerimónia dos Grammy, convém precisar, à guisa de contextualização, que esta foi uma cerimónia “americana com certeza”, típica e previsível tanto pelo seu desenrolar (as típicas piadinhas de “trazer por casa”) como também pelos seus vencedores.
Isto, apesar da organização “escarrapachar” no seu site (www.grammy.com) que a sua intenção não é outra senão a de “honrar a excelência” por “vitórias artísticas ou técnicas” ressalvando que, nunca, jamais, em hipótese alguma, se vence por número de vendas ou popularidade.
É irónico verificar como os resultados contrariam esta premissa, e como as escolhas são, em alguns casos, tão fracas.Talvez seja precisamente pelo facto da atenção das pessoas acabar por se centrar nas categorias mais comerciais que as escolhas sejam tão discutíveis.
Aliás, tem sido nítida a falta de parcialidade e a insistente escolha de dois ou três álbums ou artistas para premiar incessantemente.
Parece até que num ano se designa, por meios que ainda estou por descobrir, um conjunto restrito de pessoas que deverão arrebatar todos os prémios que existem para arrebatar durante esse mesmo ano. E não são necessariamente os melhores.
Mais uma vez, na música como em tudo na vida, a mediocridade continua a ser preferida e premiada.
Deixo a lista, bastante elíptica, dos vitoriosos da noite de 8 de Fevereiro (nas principais categorias), que atestam a validade deste breve e ressabiado comentário.
Single do Ano: Boulevard of Broken Dreams, Green Day (as I watch in disbelief…)
Album do Ano: How to Dismantle an Atomic Bomb, U2
Canção do Ano: Sometimes you can’t make it on your own, U2
Artista Revelação: John Legend (uma revelação é algo "do outro mundo", certo?)
Melhor Performance Feminina Pop: Kelly Clarkson (?!)
Melhor Colaboração Conjunta Pop: Feel Good Inc. ( Com De La Soul)
Melhor Álbum Pop: Breakaway, Kelly Clarkson
Melhor Álbum Electronico: Push the Button, Chemical Brothers
Melhor Performance Rock: U2, Sometimes you can’t… (Nomeado a par com Coldplay, Foo Fighters, Franz Ferdinand, The Killers).
Melhor Hard Rock: Mesmerize, System of a Down
Melhor Alternativo: Get Behind Me Satan, The White Stripes (Nomeado a par com Arcade Fire, Franz Ferdinand, Beck, Death Cab for Cutie).
[Para lista completa www.grammy.com]
Isto, apesar da organização “escarrapachar” no seu site (www.grammy.com) que a sua intenção não é outra senão a de “honrar a excelência” por “vitórias artísticas ou técnicas” ressalvando que, nunca, jamais, em hipótese alguma, se vence por número de vendas ou popularidade.
É irónico verificar como os resultados contrariam esta premissa, e como as escolhas são, em alguns casos, tão fracas.Talvez seja precisamente pelo facto da atenção das pessoas acabar por se centrar nas categorias mais comerciais que as escolhas sejam tão discutíveis.
Aliás, tem sido nítida a falta de parcialidade e a insistente escolha de dois ou três álbums ou artistas para premiar incessantemente.
Parece até que num ano se designa, por meios que ainda estou por descobrir, um conjunto restrito de pessoas que deverão arrebatar todos os prémios que existem para arrebatar durante esse mesmo ano. E não são necessariamente os melhores.
Mais uma vez, na música como em tudo na vida, a mediocridade continua a ser preferida e premiada.
Deixo a lista, bastante elíptica, dos vitoriosos da noite de 8 de Fevereiro (nas principais categorias), que atestam a validade deste breve e ressabiado comentário.
Single do Ano: Boulevard of Broken Dreams, Green Day (as I watch in disbelief…)
Album do Ano: How to Dismantle an Atomic Bomb, U2
Canção do Ano: Sometimes you can’t make it on your own, U2
Artista Revelação: John Legend (uma revelação é algo "do outro mundo", certo?)
Melhor Performance Feminina Pop: Kelly Clarkson (?!)
Melhor Colaboração Conjunta Pop: Feel Good Inc. ( Com De La Soul)
Melhor Álbum Pop: Breakaway, Kelly Clarkson
Melhor Álbum Electronico: Push the Button, Chemical Brothers
Melhor Performance Rock: U2, Sometimes you can’t… (Nomeado a par com Coldplay, Foo Fighters, Franz Ferdinand, The Killers).
Melhor Hard Rock: Mesmerize, System of a Down
Melhor Alternativo: Get Behind Me Satan, The White Stripes (Nomeado a par com Arcade Fire, Franz Ferdinand, Beck, Death Cab for Cutie).
[Para lista completa www.grammy.com]
4 comentários:
Apoiado!!! Já ñ basta ñ saberem categorizar os diferentes estilos, cm premiam os mais mediocres várias vezes...
You Go....Girl :P
A Apologia da Mediocridade está por todo o lado, salve-se quem puder...
como e possivel dizer mal de green day os gajos são memo do hardcocre, viva aos solos de 3 notas e as pitas aos saltos a cortar os pulsos
I wouldn't say it better myself...
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